.comment-link {margin-left:.6em;}

30.1.07

Apelo

Subscrevo o apelo feito pelo Pedro Santos no seu blog:
«(...) É por isso que, sem sobrancerias mas com humildade, apelo aos meus colegas, sobretudo aos professores de ciências, para evitarem a mutilação das árvores nas escolas portuguesas. Não se pode pregar a defesa das árvores dentro da sala de aula, inclusive comemorar o Dia da Árvore, e depois permitir que se faça, fora da sala, o que a seguir retrato com fotografias. (...) » ler +


Podas radicais em Amarante


Fotos: abril 2005 - Janeiro 2007
Tílias roladas em Amarante, na margem esquerda junto à Ponte de S. Gonçalo.
"A 50 metros da Câmara Municipal " como nos informa Francisco Oliveira autor da foto da direita, "Câmara essa que mandou fazer este lindo serviço" acrescento, presumo eu...

Amarante, para não fugir à regra, encontra-se na "Rota das Asneirada" como diz Carlos Miranda no seu blogue onde também divulga este caso.
E não é de hoje nem de agora (veja-se por exemplo a vergonha na estrada nacional nº 15> ) -por mais incrível que pareça visto a cidade possuir uma parque florestal notável, e no concelho laborarem alguns dos melhores profissionais da área da silvicultura do nosso país!

Algumas destas tílias já tinham sido submetidas a este tipo de tratamento- como é perceptível nas fotos das árvores com a folhagem primaveril, e por toda a cidade se encontram casos de árvores que periodicamente são radicalmente cortadas- porque é esse o drama: uma vez o mal feito, as árvores ficam para sempre mutiladas e quase todos os anos, como é "tradicional", levam com outra poda em cima.

Etiquetas:


24.1.07

Dias tristes no Sombra verde

Pobres áceres
Ignomínia
Os dias tristes

23.1.07

A poda das árvores ornamentais- livro

«Árvore, desde há muito deixaste a floresta e conquistaste as nossas cidades.

Jardins, parques, praças, ruas, estradas, sebes, tu lá estás por todo o lado, companheira de todos os dias. Mil formas, mil rostos, mil cores, combinas com o espaço e a arquitectura.

És paisagem, paisagem viva. Murmuras à mínima carícia do vento, divertes-te com a sombra e luz, repleta de cantos de pássaros, mudas com as estações, os anos, tu animas, tu és vida, presença e símbolo.

Mas tal como ao amigo muito próximo, habituamo-nos a ti, frequentemente nos esquecemos de ti. É necessário que adoeças, te destruam ou morras para que vejamos de novo, que apreciemos a tua presença e o quanto de ti necessitamos.

Árvore, não pude mais ver-te mártir, doente, diminuída pela poda a vergonhoso candelabro encimado por ridículo panacho. Que procuramos? A que lógica obedecemos? Como podemos plantar-te, tratar-te durante anos, para proceder a tais massacres? E como ousamos repetir estas bárbaras operações? Que fica de ti, da tua harmonia passada, que fica da nossa paisagem? (...)»
Emmanuel Michau, "Introdução" in A poda das árvores ornamentais , p.8-12.


A poda das árvores ornamentais /Emmanuel Michau; trad. e adapt. Sérgio Gaspar, Helena Ramos Gaspar. - Porto : FAPAS D.L. 1998. - 311, [2] p. : il. ; 24 cm. - (Manual FAPAS). - Tít. orig.: L'élagage - la taille des arbres d'ornement > . - ISBN 972-95951-4-3

Disponível!

18.1.07

A ler

Os miseráveis (carta aberta em forma de desabafo)
por Pedro Nuno Teixeira Santos
(...) Escrevo esta carta aberta porque estou cansado; cansado de escrever em jornais e em blogues; cansado de um país e de um povo que não tem a sensibilidade e a inteligência para defender o que é seu, isto é, o pouco património construído e natural que ainda nos resta...pobre povo, pobre país!Estou cansado de ver crimes por punir e de ver a passividade de quem não protesta. (...)

17.1.07

Rolagem de plátanos na Covilhã

É lastimável continuarem a abundar casos que fazem prova de ignorância e insensibilidade enquanto rareiam as boas práticas- como por exemplo o trabalho conduzido por técnicos habilitados, de diagnóstico e poda cirúrgica das árvores do monte da Penha!
Até quando se vai continuar a permitir este tipo de actuação?
Senhores arboricultores não estará na altura de se fazer mais alguma coisa?
De se levar este assunto à Assembleia da República? Uma vez que parece não haver iniciativas partidárias, para quando uma recolha de assinaturas exigindo legislação que impeça e puna estes actos de vandalismo?
Estamos à espera!
Rolagem e abate de plátanos na estrada N230 entre a Covilhã e o Tortosendo.




Fotos enviadas por Pedro Santos do Sombra Verde.
Ler os seus comentários sobre mais este caso de selvajaria aqui e aqui.
Publicado também no Dias com árvores

Etiquetas:


4.1.07

Susto!

Amorim-15/12/2006
Em Amorim, concelho da Póvoa de Varzim nesta altura do ano, as tílias do adro da Igreja são de novo roladas e ficam com este aspecto confrangedor até à próxima Primavera.
Todos os anos sinto o mesmo sobressalto! Mas aparentemente o susto é sentido por muito poucos. Pelo menos é a isso que somos levados a concluir de tal modo é corrente esta prática de Norte a Sul do país. Em locais publicos e privados, em largos, adros, terreiros das escolas e nos seus próprios jardins, muita gente segue displicentemente esta moda arboricida.
Aliás, de pequenino se torce o pepino e as criancinhas "são obrigadas" a conviverem com este espectáculo desde os bancos da Escola. Não admira que mais tarde façam o que viram fazer. Uma tristeza.

Etiquetas:


Árvores roladas em Ermesinde

Árvores roladas em Ermesinde
Com esta "escola" não admira que mais tarde façam como viram fazer...

1.1.07

"Pior que p(h)odar é esgalhar..."- Felgueiras


This page is powered by Blogger. Isn't yours?


referer referrer referers referrers http_referer