.comment-link {margin-left:.6em;}

4.3.06

"Abate e corte de Árvores" em Serafão-Fafe

.

«Terminada a operação en curso do abate e corte de árvores na Avenida de Santo António e áreas contíguas, no BARREIRO, é difícil fazer uma coisa que toda a gente entenda.
Com uma Comissão de festas empossada e uma Confraria hierarquizada no exercício legítimo de funções, o dilema é o silêncio.
E, uma opção tão drástica e radical, com certeza que mereceu ponderação, conselhos, opiniões de experts na actividade de engenharia florestal, paisagística e até ambiental, para evitar que a coberto de boas intenções se pratiquem deslizes...
Mas caro leitor, Santo António outrora copado, refrescante e procurado por muitos, para protecção ou refúgio das ondas de calor, vai sofrer um largo interregno.
Se as taxas de frequentadores e visitantes não sofrer oscilações, as mutações e contrastes, não passarão de uma conjuntura que se pretende positiva.
Que assim aconteça!
E, fixando-nos noutras latitudes, registamos o gesto reconfortante do Presidente da República, na sua última viagem oficial ao estrangeiro, ao plantar uma árvore, o Sândalo, símbolo de Timor-Leste.» por M.V. A. in Povo de Fafe, a 3 de Março de 2006 (Fafe )

Actualização- 11 de Março


.
. .

Fotografias enviadas por um amigo que escreveu: «...Parecem-me Carvalhos. Uma das
árvores, a mais velha, ainda tem algumas folhas, e são de carvalho. Vista a cena do crime (tipo CSI) deu para ver que para além da poda drástica de algumas, ainda cortaram totalmente outras. E ainda pior, para serem "substituídas" por "amostras" de
Magnolias grandiflora.Vê-se que foram colocadas lá há pouco tempo porque tinham a terra à volta remexida. Deve ter sido na altura em que cortaram as outras. E é isto... »


Uma das fotos mostra que pelo menos uma das árvores não deveria estar de muito boa saúde, mas estariam todas elas condenadas? Não parece.
Também espantoso nestas situações é o facto de não haver explicações, avisos, enfim, uma simples satisfação prévia, como se costuma dizer! Terá havido neste caso?
Isto, claro, para além da falta gritante de competência e de gosto, tendo em vista o resultado. Como clama um comentador anónimo: « Já agora uma sujestão : que tal a moto serra trabalhar mais abaixo! Um corte, pelo menos evitaria a poluição visual a que sujeitaram a população de Fafe! Sinceramente, se incomodavam tanto mais valia terem sido removidas e replantadas no seu lugar, outras árvores. Era, provavelmente, um mal muito menor!»
Pelos vistos plantaram umas magnólias, mas as velhas árvores decepadas lá continuam a afrontar as pessoas.

Comments:
Que pouca sorte que tiveram estas grandes árvores de que nem sei a idade, mas que o FOGO de 2002 e 2003 poupou
Escapar ao fogo era demais e veio o golpe de mesericórdia com o serrote. Pobrezinhas que eram teimosas e teimavam em existir e só podiam ser abatidas.
Têem razão os autarcas que muito bem reclamam e muito bem usam a descentralização do poder e mostram com é que se faz.Parabém à eficácia da autarquia.
Uma árvore não serve de facto para nada e a o sua mutilação servirá talvez para dar emprego ao podador e ser notícia para o autarca que permitiu e disso estará orgulhoso e constará do curriculum e tal que sendo certamente um ilustre desconhecido sem obra, merece agora fotografia de primeira página.Talvez seja para aí constrir uma rotunda e um Xuveiro para amenizar o ambiente
O autarca será invisual?
Não é só por aqui no sul que se comentem cremes botânicos, patrimoniais, paisagisticos e de memória dos lugares e habitantes.
É crime contra a VIDA e um autarca analfabeto nunca iria tão longe
 
Duvido imenso que tenham consultado alguém especializado!
Já agora uma sujestão : que tal a motoserra trabalhar mais abaixo! Um corte, pelo menos evitaria a poluição visual a que sujeitaram a população de Fafe!
Sinceramente, se incomodavam tanto mais valia terem sido removidas e replantadas no seu lugar, outras árvores.
Era, provavelmente, um mal muito menor!
 
Cara Manuela,
Aqui mesmo, no lugar dos comentários de modo a ser logo público, faço denúncia de mais um crime, agora em Monchique que conheces bem! Aqui ficam os endereços da denúncia no blog Fragmentos:
http://jacunha.blogspot.com/2006/03/salvemos-as-ltimas-grandes-rvores-de.html
e ainda
http://jacunha.blogspot.com/2006/03/crime-ambiental-em-monchique.html
Vejam e protestem com mail para a Câmara local:
geral@cm-monchique.pt
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


referer referrer referers referrers http_referer